segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O Manifesto do Pioneiro da Educação Nova

A reconstrução educacional no Brasil - ao povo e ao governo
"Pois, é impossível realizar-se em intensidade e extensão, uma sólida obra educacional, sem se rasgarem à escola aberturas no maior número possível de direções e sem se multiplicarem os pontos de apoio que ela precisa, para se desenvolver, recorrendo a comunidade como à fonte que lhes há de proporcionar todos os elementos necessários para elevar as condições materiais e espirituais das escolas. A consciência do verdadeiro papel da escola na sociedade impõe o dever de concentrar a ofensiva educacional sobre os núcleos sociais, como a família, os agrupamentos profissionais e a imprensa, para que o esforço da escola se possa realizar em convergência, numa obra solidária, com as outras instituições da comunidade." Revendo o texto sobre a Escola Nova posso refletir da luta que vem sendo travada pelos que fazem educação em nosso país para que se tenha uma educação de qualidade onde é compromisso de todos.
Lendo Paulo Freire tenho vemos que o indivíduo só pode ser agente transformador quando tomar consiência da realidade e da capacidade que tem de transformação. A nossa luta como professores é constante procurando cada dia fazer alguma coisa que motive nossas práticas que nos levem a acreditar na capacidade que temos de mudar a realidade que nos cerca e que temos em nossas mão algo precioso que podemos fazê-los despertar e acreditarem que são capazes de terem uma
amanhã de esperança através da busca de uma educação e formação. Ensinar exige alegria e esperança é outro fragmento da Pedagogia da Autonomia, onde o autor fala dos temores da transformação. Não há mudança sem risco e nós precisamos ousar para mudar. O medo diz o autor é fantasma que precisa ser afastado dando lugar a esperança e a coragem. Ler Paulo Freire nos desacomoda.
Paulo Freire faz parte de nossa caminhada desde o primeiro semestre é buscado nas atividade do 1° semestre que encontro um viés com meu TCC a luta dos professores para para fazer da escola um lugar de transformação do indivíduo e consequentemente da sociedade. Fazendo da escola um lugar de construção de novos saberes.

Nenhum comentário: