Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras.
Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno.
Esta abordagem dos mapas conceituais está embasada em uma teoria construtivista, entendendo que o indivíduo constrói seu conhecimento e significados a partir da sua predisposição para realizar esta construção. Servem como instrumentos para facilitar o aprendizado do conteúdo sistematizado em conteúdo significativo para o aprendiz.
Novak é considerado o criador dos mapas conceituais e refere ter usado este em várias pesquisas, contemplando as diversas áreas do conhecimento.
...a gente se faz educador, a gente se forma como educador permanentemente, na prática e na reflexão da prática.( FREIRE)
quinta-feira, 2 de outubro de 2008
MAPAS CONCEITUAIS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá Vera realmente Mapas Conceituais são gráficos que são usados em situações com na apresentação de uma Monografia, Tese de Mestrado ou Doutorado, etc.
Obrigada por sues registros, no portfólio.
Um grande abr@ço,
Geny Schwartz da Silva
PEAD/FACED/UFRGS
Postar um comentário