...a gente se faz educador, a gente se forma como educador permanentemente, na prática e na reflexão da prática.( FREIRE)
domingo, 15 de novembro de 2009
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
”É preciso conjugar alfabetização e letramento? (BETOLILA; SOARES, 2007)
Num momento novo da relação entre educador e educando onde ambos buscam construir novas aprendizagens e assim uma nova relação com o saber e imprescindível que o educador enquanto mediador faça com seus alunos a busca pela compreenção e apropriação da tecnologia da escrita pela alfabetização. O aluno deve diferenciar os diferentes usos e funções das escrita vivenciando diferentes práticas de leituras e da escrita pelo processo de letramento. Sendo assim é essencial que a alfabetização e o letramento sejam processos simultâneos. A necessidade de ser oferecido aos alunos os mais variaods tipos de textos para que o aluno construa junto com a descoberta do mundo da escrita e da leitura significado para o que está aprendendo. Aprendendo com textos reais que circulam no seu universo, apropriando -se do sistema da escrita saberá desde então como usar a vivenciando-os nas práticas sociais. O caminho adequado é ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Querida aluna Vera,
Sua reflexão sobre Alfabetização e Letramento é coerente.
Só para ilustrar as suas colocações, letramento, palavra ainda desconhecida e muito pouco usada.
A diferença entre alfabetização e letramento, entre alfabetizado e letrado: um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado; alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; já o indivíduo letrado, o indivíduo que vive em estado de letramento, é não só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde adequadamente às demandas sociais de leitura e de escrita.
Obrigada por suas postagens!
Um grande abraço,
Geny Schwartz da Silva
PEAD/FACED/UFRGS
Postar um comentário