terça-feira, 27 de abril de 2010

Refletindo sobre as Novas Aprendizagens

Estou começando a me libertar dos planejamentos engessados que tenho carregado durante esse tempo. Sempre preocupada em fazer o que nos é imposto. Quero conduzir meu trabalho dentro do que é significativo para meu aluno Não mais uma aula em que consegui dar tudo que planejei e todos resolveram as atividades em silêncio sem muita movimentação poucos perguntaram as dúvidas quase que não existem. Mas será que eles estavam realmente interessados, no que eu queria que eles soubessem? É consenso entre os pensadores da educação que a criança só interioriza o que ensinamos se estiver de alguma forma, ligado ao conteúdo por um desafio, uma motivação. Essa contextualização é uma das bases do ensino por competências, hoje é uma palavra de ordem da educação no Brasil. O objetivo dessa abordagem é ensinar aos alunos o que eles precisam aprender para ser cidadãos que saibam analisar, decidir , planejar , expor suas idéias e ouvir os outros. Enfim que possam ter uma participação ativa na sociedade. Nesta semana consegui não me preocupar em seguir a risca meu planejamento, mas sinto que meu aluno está saindo da aula com vontade de voltar novamente, porque tem sido momentos de aprendizagem sim, mas momentos em que ele aprende com satisfação.
O novo educador está em constante mudança, pronto para transformar em saberes a ansiedades da classe, deve estar preparado para exercitar a capacidade de adaptação.
Segundo Philippe Perrenoud o professor precisa também dominar nove competências:
gerenciar a classe como uma comunidade educativa.
  • Organizar o trabalho no meio dos mais vastos espaços tempo de formação
  • Cooperar com os colegas, pais e outros adultos.
  • Conceber e dar vida a dispositivos pedagógicos complexos.
  • Suscitar e animar as etapas de um projeto como modo de trabalho
  • Identificar e modificar aquilo que dá sentido aos saberes ae às atividades escolares.
  • Criar e gerenciar situações problemas, identificar os obstáculos, analisar e reordenar as tarefas.
  • Observar os alunos nos trabalhos .
  • Avaliar as competências em construção nos alunos.

Nenhum comentário: