segunda-feira, 31 de maio de 2010

7ª Semana -

Acredito que nesta semana as teorias estudadas durante o curso ficaram evidentes em minha prática. Maturana afirma que" A cooperação só acontece na aceitação do outro" porque o indivíduo se desenvolve no convívio, na troca quando interage. Trabalhei os animais, mas sem preocupação em tazer conceitos, classificação ou nomenclaturas fomos conversando cada um acrescentando o que sabe, o que conhece sobre algum animalzinho que lhe é familiar e todos foram falando todos tinham alguma colocação sobre o que ouviram, leram ou alguém contou e nesse ambiente de cooperação, a aprendizagem vai acontecendo. Segundo Piaget o desenvolvimento da criança acontece através da ludicidade sendo assim criamos dedoches com carinhas de animais todos diferentes, pois deveriam pesquisar e falar do que descobriram sobre eles. E assim todos contando o que descobriram iam nomeando, classificando sem nenhuma preocupação com que eu tinha para falar, porque até então todos os saberes estavam sendo trocados entre eles. Uns completavam o que o outro falava, porque também tinha algum conhecimento sobre o que estava sendo falado.
A criança brincando descobre, inventa, imagina. E neste ambiente de jogo, do faz de conta como forma de equilibrio ele desenvolve suas habilidades como: oralidade, linguagem, concentração e a autonomia.
Freire refere a "educação problematizadora" como contraponto à "educação bancária" dessa forma nossos educandos começam a trilhar o caminho da construção, da pesquisa e da investigação.
Para nós educadores a quebra dos paradigmas arraigados em todos nós pelos anos de práticas descontextualizadas precisa ser uma luta diária.
"Quando o aprendiz é desafiado a questionar, quando ele se perturba e necessita pensar para expressar suas dúvidas, quando lhe é permitido formular questões que tenham significação para ele, emergindo de sua história de vida, de seus interesses, seus valores e condições pessoais, passa a desenvolver a competência para formular e equacionar problemas. Quem consegue formular com clareza um problema, a ser resolvido, começa a aprender a definir as direções de sua atividade." (Léa Fagundes, Aprendizes do Futuro).





Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Ótima postagem Vera!

"Só a cooperação leva a autonomia". Piaget