sexta-feira, 4 de junho de 2010

8ª SEMANA - AVALIAÇÃO



"Avaliar é interrogar e interrogar - se".

Maria Tereza Esteban


Nesta semana e na próxima estarei organizando os instrumentos de avaliação que devem constar para encerrar o trimestre. Sendo assim dei uma parada para avaliar alguns objetivos propostos para esse período. Ao buscar subsídio teórico que venha ao encontro da prática. refleti sobre o que diz a autora, porque no momento de avaliação é que vamos perguntar ao aluno o que ele aprendeutambém é momento de refletir sobre os objetivos propostos de como eles foram conduzidos para que meu aluno agora, possa responder as minhas interrogações. A avaliação só terá sentido e função se enterdermos como um processo contínuo, gradual, como parte integrante e fundamental do planejamento feito pelo professor, não tratando a avaliação como fato isolado qualitativo e estanque que não tenha ligação entre o ensinar e o aprender.
A avaliação na visão tradicional da educação é realizada por meio de aplicação de provas e testes ao longo do ano letivo sempre valorizando a memorização de conceitos. Já na visão mais atual de educação, a avaliação é contínua, e além de provas e de testes valoriza outros instrumentos de que privilegiam a compreensão em detrimento da memorização. Essa visão de
avaliação busca orientar a intervenção pedagógica, porque favorece a reflexão do professor sobre sua prática ao mesmo tempo que fornece informações ao aluno sobre suas conquistas, dificuldades e possibilidades de aprende.
Partimos do princípio de que a aprendizagem é um processo construtivo do qual participam o aluno, o professor, a escola , os familiares e o contexto social do aluno sendo assim a avaliação deve ser contínua e fazer parte do processo ensino- aprendizagem. Devemos diversificar os instrumentos usados considerando sempre os elementos que fazem parte desse conjunto.
Tenho procurado desenvolver minha prática diária usando a observação levando em consideração e respeitando os diferentes estágios de construção da aprendizagem. É imprescindível estar atenta as dificuldades que o aluno expressa, para auxiliá-lo a esclarecer suas dúvidas.
Avalio durante o trimestre. Realizo alguns testes que denomino de trabalhos com os conteúdos novos que estou desenvolvendo, faço trabalhos em grupo, realizo várias produções de texto. Ao final do trimestre juntamos tudo que foi feito organizamos os trabalhos, que seriam provinhas que vão sendo aplicadas sem que eles tenham um dia de prova estipulado para não causar aquele nervosismo, No dia determinado para a entrega das avaliações entregamos aos pais juntos, sempre organizamos uma pequena apresentação.Tenho feito da avaliação um momento de reflexão junto com meus alunos sobre o que temos desenvolvido ao longo do trimestre das dificuldades que eles têm apresentado e se as atividades apresentadas tem auxiliado para que eles compreendam o que está sendo apresentado a eles e algumas vezes temos que retomar alguns conteúdos para que todos possam atingir os objetivos. Procuro conversar, fazer combinações sobre o trabalho que faremos juntos, para que todos professora e alunos façam da aprendizagem um momento alegre e de satisfação.






Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá Vera!

Muito bem, o importante é que o professor avalie o aluno considerando os seguintes objetivos: conhecer melhor o seu aluno, constatar o que está sendo aprendido, adequar o processo de ensino aos alunos enquanto grupo, contemplando nos objetivos propostos os alunos que apresentam dificuldades, bem como os alunos com necessidades especiais, julgando globalmente o processo de ensino-aprendizagem.

Abraços