segunda-feira, 14 de junho de 2010

REFLEXÃO - 9ª SEMANA



Estamos no fim.....

Última semana de estágio. Ao pensar nessas nove semanas vejo que o estágio me proporcionou grandes aprendizagens. Nesses dias eu senti medo, angústia, ansiedade, desconforto, insatisfação. Agora refletindo sobre tudo ao desacomodar gera incerteza, ao trabalhar com o desconhecido a insegurança, e foi assim com estes sentimentos que passou estas nove semanas.

Refletindo sobre as minhas aprendizagens uma foi o “planejamento das aulas, a busca da teoria que eu possa embasar minha prática. Sinto a necessidade de mais conhecimento.É necessário estar fundamentada em teorias para desenvolver um trabalho comprometido.

Planejar diariamente é um grande desafio para todos nós educadores que estão preocupados em atingir seus objetivos, desenvolver diferentes aprendizagens através do lúdico. Segundo Freud, nós educadores devemos nos reconciliar com a criança existente dentro de nós, para só assim podermos interagir de forma criativa e produtiva com nossos alunos, uma de minhas aprendizagens foi resgatar a ludicidade em minhas aulas, procurei rever minhas práticas para que a sala de aula se torne também um lugar para brincar e assim construir de forma alegre e prazerosa.

Um outro momento de aprendizagem foi nas avaliações das atividades planejadas e desenvolvidas, durante esse período, também contribuíram muito para a reflexão das minhas aprendizagens. Muitas vezes se faz necessário a mudança de comportamento, de caminho e de estratégia de todos os envolvidos no processo ensino aprendizagem. É necessária a constante a avaliação da prática em sala de aula, a tomada de consciência sobre a avaliação contínua e diária tanto das aprendizagens de cada aluno quanto do planejamento.
“A prática da avaliação da aprendizagem, para manifestar-se como tal, deve apontar para a busca do melhor de todos os educandos, por isso é diagnóstica, e não voltada para a seleção de uns poucos como se comportam os exames. Por si, a avaliação, como dissemos, é inclusiva e, por isso mesmo democrática e amorosa. Por ela, onde quer que se passe, não há exclusão, mas sim diagnóstico de construção. Não há submissão, mas sim liberdade. Não há medo, mas sim espontaneidade e busca. Não há chegado definitiva, mas sim travessia permanente, em busca do melhor. Sempre!”. (Cipriano Luckesi.)

Este período de estágio me proporcionou refletir sobre a importância do professor estar em constante processo de pensar e repensar atitudes, planejamentos e adequá-los a realidade e dos nossos educandos.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Oi Vera!

Passou rápido não é?! E como sempre deu tudo certo... que ótimo, mas uma etapa vencida na vida de vocês!

Abraços