domingo, 2 de maio de 2010

Aprendizagens - 3ª Semana

Concluindo a terceira semana de estágio percebo que durante as três semanas muitas aprendizagens foram construídas eu e meus alunos temos sido desafiados a novas aprendizagens. Paulo Freire diz:" O professor além de ensinar, passa a aprender, e o aluno além de aprender, passa a ensinar." Tenho vivênciado essa experiência em minhas aulas porque tenho ensinado, mas com novas práticas tenho sido desafiada e assim me permitido aprender. Nessa semana compreendi a importância dessa experiência de estágio pois através dela tenho me libertado da formalidade e da preocupação com os conteúdos, mas tenho buscado realizar um trabalho de foram alegre e descontraída e assim os conteúdos têm sido assimilados, não de foram enfadonha, com cadernos cheios de atividades e sim contruído dia a dia num processo. Assim, a relação do professor com os outros, consigo mesmo e com o mundo, redimenrsiona seus saberes cognitivos, afetivos e epistêmicos. Paulo Freire, com seu método de alfabetizar conscientizando, fez adultos e crianças, descobrirem que Ivo não viu apenas a uva com os olhos. Viu também com a mente e se perguntou se a uva é natureza ou cultura.
Paulo Freire ensinou a Ivo que semear uva é ação humana na e sobre a naturez. Assim como o próprio ser humano foi semeado pela natureza em anos e anos de evolução do Cosmos. Colher a uva, esmagá-la e transformá-la em vinho é cultura. Dessa forma sem engessar a capacidade do meu aluno me permito avançar não só aprendendo a escrever uva mas aprendendo sobre a semente , o vinho o cultivo para que nesse processo crescente num misto de saberes professora e aluno construam novas aprendizagens.



Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Vera fizeste uma exclente reflexão... sempre temos o que aprender, e sempre aprendemos com nossos alunos! =)