Vygotsky (1989) afirma que o auxílio prestado à criança em suas atividades de aprendizagem é válido, pois, aquilo que a criança faz hoje com o auxílio de um adulto ou de outra criança maior, amanhã estará realizando sozinha. Desta forma, o autor enfatiza o valor da interação e das relações sociais no processo de aprendizagem.
A interação sendo valorizada pela escola faz com que o aluno sinta-se seguro, confiante desenvolvendo a sua autonomia porque a escola passa a ouvir suas necessidades e valorizar as relaçoes sociais. Quando a Escola Nova foi idealizada ela estava preocupada com um a aprendizagem além dos limites da escola, uma escola que favorecesse o trabalho em comunidade.
A participação dos pais na escola torna a escola fortalecida, potencializando os esforço para que tenha - se uma educação de qualidade, porque a criança inicia seu aprendizado muito antes de entrar para a escola ou seja desde o nascimento iniciando o processo acumulando vivências e informações que precisam ser manifestadas e valoridada por nós educadores na sala de a aula, para que o processo de aprendizagem se desnvolva de forma harmônica.
Um comentário:
Olá Vera!
A partir dessa semana, modificamos a legenda da planilha de acompanhamento para que vocês já fiquem cientes se devem ou não refazer a postagem, já que é necessário que façam refexões a partir da prática trazendo argumentos ou linkando teoria com prática.
A legenda agora será RC (R= refazer e C= comentário do tutor) ou PC (P = postagem ok e C= comentário do tutor).
Aqui descreves uma situação em sala de aula e traz argumentos que embasam a aprendizagem. É exatamente este o propósito do portfólio e, portanto, não precisas refazer a postagem!
Abraços
Postar um comentário