sábado, 9 de outubro de 2010

APRENDIZAGEM

Conforme Real (1997, p. 38) “[...] Aprendizagem não é definida a partir da representação de algo, mas como acoplamento a uma nova circunstância, por isso se dá na estrutura do conviver”.

Aprender com o outro numa convivência onde todos participam mas de uma forma amorosa e que contagia e a rede começa a se formar com os outros e com o meio.
Quando participamos das atividades e o emocionar está presente as interações são fontes inesgotáveis de aprendizagens, ela acontece na experiência do outro sem que precise de um momento de uma circunstância programada.
A aprendizagem que se tornou mais significante e marcou a minha vida recentemente, sem dúvida nem uma foi a relacionada à informática. Ao iniciar o PEAD, a minha graduação tão esperada, agora dependia de domínio da informática. Como eu sempre procuro ver as coisas que preciso resolver uma de cada vez. Procurei vencer as primeiras etapas para conseguir entrar na universidade e depois comecei a pensar como eu iria aprender a manusear essa máquina , achava muito difícil e muitas vezes achei que nunca iria a aprender. Eu não tinha computador, a primeira experiência com essa máquina foi vendo os colegas usarem no laboratório do PEAD algo para mim assustador. Não consegui entender e tinha vergonha de não saber, mas eu precisava aprender porque eu tinha muito trabalho pela frente.A minha aprendizagem em informática começou do zero. Buscando ajuda de colegas de tutores e de todos que me rodeavam eu fui construindo meus conhecimento sobre informática, passo a passo eles foram se acomodando e a aprendizagem foi se concretizando. Assim eu fui descobrindo que sou capaz de aprender de se buscar novos saberes, porque o conhecimento é uma contínua construção. Hoje tenho ainda algumas dificuldades, que logo são sanadas. Sempre estou procurando aprender. Para essa busca do conhecimento e a construção de novas aprendizagens o desafio e algo necessário. Com certeza se eu não tivesse a necessidade de aprender para poder realizar meus trabalhos, eu ainda nem teria comprado um computador, porque nos acomodamos.

REAL, Luciane M. Corte. Aprendizagem Amorosa na Interface Escola – Projeto de Aprendizagem – Tecnologias Digitais. Porto Alegre: UFRGS, 2007. 134 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.



Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Pois é Vera, que bom que não se acomodou e está nesta caminhada!

Abs