segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Eixo 7- Planejamento e Avaliação

Ao ler o texto da interdisciplina Didática e Planejamento e avaliação –B, “Planejamento em busca de caminhos” ((Rodrigues) fiz uma reflexão e reportei-me ao início da minha vida profissional, quando planejava sem conhecer o aluno, de forma distante ficando muito da elaboração no pensamento hipotético pois era preciso imaginar tanto as situações como as respostas dos alunos, conseqüentemente o planejamento era um ato meramente burocrático para ser arquivado e na maioria das vezes era modificado.

Em educação planejar é uma das tarefas fundamentais. É no planejamento que vamos determinar o caminho que vamos trilhar. As ações que irão determinar o meu fazer pedagógico. Os objetivos têm que ficar bem definidas em meu planejamento ele me proporciona chegar com segurança, repensar minhas ações, avaliar o meu trabalho.

As atividades planejadas proporcionam o desenvolvimento e a construção dos conhecimentos apontados nos objetivos e nos indicadores. Planejar é a constante busca de aliar o "para quê" ao "como", através da qual a observação criteriosa e investigativa torna-se, também, elemento indissociável do processo. A fundamentação teórica;é o que embasa a prática esses princípios são necessários para garantir a aproximação da prática ao que almejamos. O planejamento tem que ser flexível o professor que não faz um planejamento maleável corre o risco de não alcançar seus objetivos, os alunos devem ser referência para elaboração de um plano é preciso acompanhar o desenvolvimento deles. O plano é previsão sujeita a erros , daí a importância em mudar. Os alunos precisam de conhecimentos que lhes servam para entender a sociedade global e melhor conviver e agir em sua comunidade. É inevitável e importante que os profissionais da educação desenvolvam formas de olhar diferenciado aos fatos que envolvam o fazer pedagógico, ressaltando a importância de refletir sobre o planejamento das práticas nos dias atuais.

Essa interdisciplina vem me fazer refletir sobre o planejamento na escola linkando com meu trabalho que investiga os espaços escolares em especial o recreio e o pátio busco avaliar a importância deles no contexto escolar,como a escola percebe e qual o planejamento feito para esse espaço.

3 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá Vera,

O que há em outros autores para sustentar sua argumentação?

Abs

Vera disse...

Oi Patricia, estão faltando algumas postagens, dá para fazer agora ou não? Se posso postar agora me avisa por favor. Obrg. Um abraço Vera

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Pode postar sim!