domingo, 7 de novembro de 2010

Ainda sobre Avaliação e Planejamento

Sobre a avaliação Maria Tereza Esteban diz que "Avaliar é interrogar e interrogar-se". Como há diferentes modos de ensinar, de conduzir o processo de ensino-aprendizagem, de relacionar-se com o aluno e de percebê-lo temos também diferentes formas de avaliar o processo ensino - aprendizagem. Segundo a autora a avaliação só terá sentido e função se for compreendida como um processo contínuo e parte integrante do planejamento. Não como ato isolado qualitativo e estanque , que não tem ligação entre o ensinar e o aprende. Vejo a avaliação das atividades planejadas e desenvolvidas, durante o período do meu estágio eminha p´rática diária, como um importante instrumento para repensar as estratégias usadas no processo ensino aprendizagem. Sendo importante a constante a avaliação da prática em sala de aula e a tomada de consciência do educador para uma a avaliação contínua e diária tanto das aprendizagens de cada aluno como do planejamento.
Paulo Freire (1996, p.43) diz que "Na formação permanente dos professores o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática” Pensando criticamente sobre a minha prática hoje é que posso melhora-la procurando sempre ser motivador e incentivador para que o ambiente de aprendizagem seja um lugar alegre que o educando sinta-se acolhido.
Paulo. Pedagogia da Autonomia, São Paulo:Paz e Terra, 2003.



Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá Vera

Você pode sim recuperar suas postagens.

abraços