sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Eixo 1Educação Tecnologia e Informação

ARQUITETURA PEDAGÓGICA E PRÁTICA DOCENTE

As mídias na educação é uma ferramenta que o professor pode usar para que suas aulas tornem-se mais lúdicas motivando o aluno para construir sua aprendizagem. Os jogos computadorizados são excelentes aliado do professor, pois o aluno desenvolve o raciocínio envolvendo-se em situações concretas a serem vencidas, ultrapassadas quando utilizado com fim educacional poderá constituir uma excelente forma de aprender e ensinar. É importante para o desenvolvimento do indivíduo que ele não seja um mero consumidor, mas que ele também construa seus jogos. A invenção de jogos por estudantes, notadamente as crianças, é uma excelente estratégia pedagógica, já defendida por vários estudiosos. Para que esses jogos possam ser explorados torna-se necessário a existência de ambientes de autoria de fácil uso. Ao construírem jogos eles precisarão buscar, selecionar e organizar informações em diversas fontes. Precisarão fazer escolhas envolver-se de uma forma agradável como o processo de construção de conhecimento. O professor, caberá sempre os papéis de parceiro, orientador, desafiador, incentivando a exploração das possibilidades, as interações entre os alunos, o desenvolvimento cooperativo dos jogos.

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