sábado, 27 de novembro de 2010

Eixo 8 -

Fala-se/escreve-se/lê-se sempre do mesmo jeito? Que diferenciações podem ocorrer em relação à fala ou à escrita?

O texto de Maria Isabel Dalla Zen vemos que os conceitos de leitura , oralidade e escrita sofrem transformações de acordo com o tempo e o meio onde estamos sendo assim, não falamos sempre do mesmo jeito. Os julgamentos e as classificações produzem restrições ao que deve ou não ser ensinado gerando desigualdade ao educando. As avaliações feitas estabelecem critérios segundo as práticas dos que veiculam o conhecimento. Numa uma sociedade globalizada há impliques em um modo de vida novo onde, a escola precisa buscar uma maneira de trabalhar a oralidade, a leitura e a escrita, contemplando essas demandas sociais e culturais. Considerando a multiplicidade de interlocuções buscar uma maneira de trabalhar explorando de forma mais dinâmica e contextualizada os mais diversos textos escritos. A autora aponta urgência em buscar e ampliar as discussões sobre planejamentos e avaliações e seu desdobramento no contexto escolar onde contemple o aluno dando a ele condições para tornar-se um sujeito critico analisando e reinventando o que lêem. Construindo sua aprendizagem, respeitando o seu desenvolvimento epistemológico.