sábado, 27 de novembro de 2010

Eixo 7 - Educação de Jovens e Adultos

O O tema “educação de jovem e adulto” nos faz refletir sobre uma questão cultural relacionada com a clientela da EJA. Quem são os jovens e adultos que estão em nossas escolas? Que formam um grupo relativamente homogêneo e que vive na sociedade em diferentes grupos culturais em grande parte são adultos migrantes que chegam às grandes cidades vindas de áreas rurais empobrecidas, filhos de trabalhadores rurais sem nenhuma qualificação, com baixo nível de escolarização que trabalha em ocupações urbanas não qualificadas e possuem experiência em trabalho rural na infância e na adolescência. Vêem procurar a escola já fora da idade regular para se alfabetizar ou procura dar continuidade aos estudos parados há muitos anos tendo na maioria das vezes que recomeçar com a alfabetização. O jovem é também um excluído, mas procura a escola em fase mais adiantada para concluir o ensino fundamental ou médio é bem integrado no meio urbano. O trabalho e lazer são ligados à sociedade escolarizada. A maior dificuldade existente na educação de jovens e adultos é as diferenças culturais. A escola ao receber esse aluno precisa historicizar esse indivíduo, porque sem conhecer esse aluno vamos estar falando de um personagem abstrato, que não corresponde a realidade do grupo em questão. O jovem e adulto encontra uma escola que não atende as suas necessidades de excluído da escola regular. A exclusão deveria delinear um planejamento pedagógico específico para o jovem e adulto como sujeitos de aprendizagem, mas os programas, currículos e métodos de ensino foram programados para crianças e adolescentes. A escola precisa se adequar as reais necessidades do aluno, que traz consigo uma história de vida rica em conhecimentos, no qual deve ser o ponto de partida para um novo projeto pedagógico da escola, desmistificando que o aluno é fadado ao fracasso, porque não tem condições de aprender. Se há evasão, repetência é porque não são dadas a eles as condições necessárias que torne a aprendizagem significativa e a escola seja um lugar onde ele crescer em sua totalidade.

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