sábado, 26 de setembro de 2009

ALFABETIZAÇÃO E A PEDAGOGIA DO EMPOWERMENT POLÍTICO

“... o analfabetismo não é meramente a incapacidade de ler e escrever; é também um indicador cultural para nomear formas de diferença dentro da lógica da teoria da privação cultural.”
(Giroux)
Enquanto a alfabetização é encarada como importante campo de luta para os conservadores e liberais apenas marginalmente tem sido adotada pelos teóricos educacionais radicais. Nesse caso a alfabetização visa a prover as crianças oriundas da classe trabalhadora e de minorias com habilidades de leituras e escritas que os torne funcionais e criticos dentro do ambiente escolar. Desta perspctiva a alfabetização mais do que nunca está ligada a uma teoria do déficit de aprendizagem. A acusação é de as escolas distribuem desigualmente determinadas habilidades e formas de conhecimento de modo a benefiaciar os alunos de classe média em prejuízo dos de classe trabalhador a ou de minorias.

2 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Patrícia_Tutora PEAD disse...

Vera gostei da sua postagem. Então me diga como podemos pensar estratégias de empowerment na educação? Abraçoss