segunda-feira, 14 de setembro de 2009

DIDÁTICA

Ao ler o texto "Planejamento em busca de Caminhos" me reportei ao meu estágio, quando se fazia planejamentos como algo formatado, não levando em conta a realidade que iria encontrar, porque tudo tinha que ser feito antes de conhecer os alunos com quem eu iria trabalhar.
Mas em um passado bem próximo os planejamentos eram assim feitos para constar, para serem arquivados na supervisão.
Segundo o texto lido "planejamento é elaborar- é um processo constante onde preparar e realizar se fundem. O planejmento é uma constante ação onde eu posso refletir sobre minha prática e elaborar um nova ação embasada em um pressuposto teórico que explique o que eu estou propondo. Os pressupostos teóricos são os alicerces, são os princípios para garantir que a minha prática aos ideais.
Quando leio este texto e fiz várias vezes vejo que uma supervisora pedagógica precisa estar em constante busca de conhecimento para dirigir as ações do conjunto de professores e assim promover a explicitação das concepçoes que permeiam a prática do estabelecimento.
As perguntas que devem orientar o trabalho dirigido pela supervisora escolar são:como vem sendo organizado o planejamento na escola? Para que se planeja?Para quem? É preciso ter uma filosofia uma referência para que os professores possam argumentar discutir e posicionarem-se
para que as práticas pedagógicas desenvolvam-se de forma que possibilite ao aluno desenvolver suas habilidades.


Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Vera o planejamento é uma constante ação, como você mesmo disse, dutante um planejamento você pode refletir sobre sua prática e elaborar novas ações. O que há em outros autores que sustente sua argumentação? Abraços querida ;D